Saiba mais sobre a Mostra de Curtas
A Mostra de Curtas do XX Congresso de Direito da UFSC é um espaço acadêmico-cultural dedicado à difusão audiovisual e ao estímulo do pensamento crítico por meio do cinema. Impulsionada pela busca de novas formas de produção de conhecimento e pela inserção cultural no debate jurídico, a iniciativa propõe aproximar a teoria do Direito de suas materializações na vida real.
A Mostra integra a programação oficial do Congresso e valoriza produções que dialoguem com temas jurídicos, sociais, políticos, culturais e de direitos humanos, promovendo encontros entre arte, universidade e sociedade.


A Mostra de Curtas constitui uma aposta na cultura como ferramenta estratégica de fomento à reflexão jurídica crítica. Nesse sentido, lançando mão da capacidade de tensionamento de estruturas que o cinema possibilita, o CAXIF pretende impulsionar novas formas de produção e circulação do saber jurídico, fortalecer o diálogo entre Direito, arte e sociedade, valorizar produções independentes e plurais e estimular discussões sobre temas urgentes e contemporâneos.
Para participar da seleção, a obra deve:
ter duração máxima de 20 minutos (incluindo créditos);
possuir classificação indicativa de pelo menos 14 anos;
estar em Full HD (1920×1080) e proporção 16:9;
conter legendas em português;
estar disponível via link do YouTube com acesso liberado.
São aceitos diversos formatos e linguagens, como ficção, documentário, animação, experimental ou vídeo-ensaio.
Podem se inscrever pessoas físicas maiores de 18 anos, estudantes ou não, individualmente ou em coletivo, vinculadas ou não à UFSC.
Cada proponente poderá inscrever até 1 (um) curta-metragem.
O curta deve dialogar direta ou indiretamente com ao menos um dos seguintes eixos temáticos:
Direito, Justiça e Democracia;
Direitos Humanos e Fundamentais;
Questões raciais, de gênero e diversidade;
Cultura, arte e política;
Cidade, território e espaço público; ou
Sistema penal, controle social e poder punitivo.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas exclusivamente pelo formulário eletrônico abaixo, entre o período de 13 de janeiro de 2026 a 20 de março de 2026.
O resultado será divulgado até 15 de abril de 2026 nos canais oficiais do Congresso de Direito da UFSC e do Centro Acadêmico XI de Fevereiro.